Nutrição na gravidez
A gravidez é um momento muito especial na vida de uma mulher que requer cuidados de nutrição e alimentação exclusivos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, um adequado estado nutricional da mãe é crucial para otimizar a sua saúde e garantir o correto crescimento e desenvolvimento do bebé.
É mesmo recomendado que o acompanhamento nutricional e a adoção de um estilo de vida saudável sejam iniciados ainda antes da gravidez, com vista a detetar e corrigir eventuais erros alimentares e défices nutricionais, dando mais garantias de uma gravidez saudável.
Necessidades nutricionais na gravidez
Durante a gravidez as necessidades nutricionais, em energia e em diferentes alimentos são superiores e vão sendo sempre ajustadas em função do trimestre. Sabemos também que o controlo do ganho de peso da grávida é fundamental pois este pode condicionar o crescimento fetal e provocar complicações durante e após o parto. Assim, o ganho ponderal ideal é definido de acordo com o peso anterior à gravidez e a semana de gestação de cada mulher.
Todos estes detalhes são dados e optimizados na consulta de nutrição e alimentação na gravidez, onde as necessidades nutricionais são a prioridade.
Relativamente aos nutrientes destaca-se a importância do ácido fólico na prevenção de deficiências do tubo neural; do ferro na prevenção da prematuridade e do baixo peso à nascença; e do iodo no correto desenvolvimento cerebral. As recomendações alimentares devem assim adaptar-se a cada mulher e deverão englobar alimentos a evitar - por serem prejudiciais para o bebé - e medidas preventivas de toxi-infeções alimentares, no caso por exemplo de não imune à toxoplasmose. Algumas das alterações fisiológicas da gravidez (que provocam náuseas, vómitos, edemas, etc.) e patologias que surgem no decurso da mesma (como a diabetes gestacional) são passiveis de controlo através de cuidados nutricionais específicos.
Alimentação no pós-parto
Depois do nascimento, é indispensável uma correta orientação do aleitamento, na alimentação da mãe no pós-parto, bem como, num momento posterior, da introdução de outros alimentos – diversificação alimentar no bebé. Este é um período determinante na vida da criança de modo a garantir uma melhor aceitação de alimentos, a prevenção do desenvolvimento de alergias alimentares e a criação de hábitos alimentares saudáveis a seguir no futuro.
Sabemos que a correcta alimentação no pós-parto é a base da futura alimentação da nova família. Convém que seja a melhor.
Em suma, na consulta de nutrição na gravidez vai saber todos os detalhes sobre:
- Saúde e bem-estar da grávida
- Correto crescimento e desenvolvimento do bebé
- Diminuição do risco de complicações ao longo da gravidez e no parto
- Melhor recuperação após o parto
- Saúde do recém-nascido e da criança no futuro