O que é o Tónus Muscular?
O tónus muscular é o que dá ao nosso corpo a firmeza e a definição de um corpo saudável.
Um corpo mais definido consegue-se quando está tonificado e a nossa estrutura muscular também conhecida por músculo esquelético, é um órgão cuja principal função é a transformação de energia química em energia mecânica, energia essa que se traduz em movimento, com o auxílio de um conjunto ordenado de proteínas.
O corpo humano é constituído por mais de 650 músculos, compostos por centenas de milhares de células alongadas, multinucleadas chamadas fibras musculares.
Para termos um músculo bem definido precisamos de uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, numa boa hidratação e numa activação e uso permanente desse músculo. Não basta apenas reforçar a ingestão de alimentos ricos em proteína, não basta apenas realizar uma série de exercício de repetição, é necessário um aconselhamento adequado, científico, mas adequado a si.
Exemplo de um corpo tonificado.
Quimicamente, a fibra muscular é composta por proteínas estruturais, a actina e a miosina, proteínas contráteis, que constituem as miofibrilhas e por substâncias energéticas, o glicogénio, responsável pelo trabalho muscular. As fibras musculares apresentam uma proteína semelhante à hemoglobina, a mioglobina, que para além de conferir a cor avermelhada ao músculo é a principal responsável pelo transporte de oxigénio para as mitocôndrias (células responsáveis pela produção da maior parte de energia das células).
Para que possa existir movimento no músculo, ou seja, para que haja uma contração muscular é necessária a existência de um estímulo, estímulo esse que é iniciado através da ativação feita pelo Sistema Nervoso Central ou Periférico. O cérebro envia sinais para o neurónio motor que está em contacto com as fibras musculares. Quando se encontra próximo da superfície da fibra muscular, o axónio (parte do neurónio responsável pela condução dos impulsos elétricos) perde a bainha da mielina e dilata-se, formando a placa motora. É através da placa motora que os nervos motores se conectam com os músculos. Com a chegada do impulso nervoso, as terminações do nervo libertam sobre as fibras musculares a acetilcolina (uma substância neurotransmissora). Esta liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação. É neste momento que os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcómero e, consequentemente, a contração muscular.
A alimentação correcta é fundamental para quem quer ter um tónus muscular evidente.
Tipos de contração muscular
Existem três tipos de contração muscular: concêntrica, excêntrica e isométrica.
Contração concêntrica
A contração concêntrica é a mais comum nos movimentos da vida diária. Esta contração realiza-se através do encurtamento do músculo, gerando um movimento articular.
Contração excêntrica
A contração excêntrica é o oposto da anterior, neste caso existe um alongamento do músculo, de forma a controlar o movimento.
Contração isométrica
A Contração isométrica é aquela em que existe uma contração muscular, mas sem movimento articular.
É importante referir que o estado de semicontração, ou seja, o estado normal em que os músculos se encontram constantemente, tem o nome de tónus muscular, que se traduz em tonicidade muscular.
Tónus muscular é o estado involuntário da contração dos músculos e este é causado através de estímulos nervosos, de uma forma inconsciente. Mas este só se consegue quando temos uma alimentação correcta, hidratação ajustada, baixo nível de gordura e um base muscular activada.
Existem tecnologia capazes de ajudar o nosso corpo a reactivar as fibras musculares, activando o tónus muscular e a definição corporal.
O tónus muscular alterado pode ser classificado em duas categorias:
- Hipertónus: aumento do tónus muscular acima do normal (pode ser causado por uma questão patológica ou por sobrecarga muscular).
- Hipotónus (quando o estímulo nervoso foi sujeito a alguma lesão). Neste caso, o músculo perde o seu tónus normal, tornando-se flácido. É importante não confundir este tipo de flacidez (causado por uma lesão) com a flacidez fisiológica provocada pela falta de atividade física, e sedentarismo.
Como tonificar os músculos?
Tonificar os músculos para termos um corpo saudável é possível. Mesmo em zonas mais dificeis!
Uma vez que podemos apresentar flacidez provocada pela falta de atividade física e sedentarismo, devemos incluir no nosso dia-a-dia a prática de exercício que nos vai permitir tonificar o nosso corpo, tonificar a barriga, tonificar as pernas, tonificar os braços, tonificar os glúteos. Mas sabemos que muitas vezes isto não é suficiente.
Na clínica criamos planos e protocolos de tratamento para tonificar e emagrecer ao mesmo tempo. Isso é possível, uma vez que, os músculos são considerados massa magra, ou seja, não têm gordura. Então, para tonificar os músculos e torná-los definidos é preciso diminuir a percentagem de gordura no organismo e para isso podemos recorrer ao exercício físico, alimentação equilibrada e a tratamentos corporais, como é o caso da eletroestimulação Slim.
Uma alimentação saudável e a eficácia de algumas tecnologias asseguram que mesmo nas zonas mais complicadas como coxas internas e abdómen, o tónus muscular consegue ser reactivado.
Tratamento de eletroestimulação
A eletroestimulação é uma técnica que serve para exercitar os músculos através de um estímulo, sem que haja necessidade de qualquer movimento por parte da pessoa que está a receber o tratamento.
Ou seja, provoca uma contração muscular, mas realizada de forma passiva. É um tratamento muito confortável e eficaz, mesmo em zonas mais complicadas e onde o músculo está quase inexistente.
Quais os objetivos da electroestimulação?
Os objetivos da eletroestimulação são estimular o tónus muscular, aumentar a massa muscular e ganhar músculo, melhorar a flacidez e tonificação muscular.
Através da eletroestimulação podemos recorrer a planos para definir o corpo feminino e masculino e, uma vez que este tratamento é realizado por fisioterapeutas estas também podem auxiliar e explicar exercícios para tonificar, para realizar em casa ou no ginásio, de maneira a dar mais ênfase ao trabalho e reforço muscular.
Existem treinos específicos para tonificar os glúteos em 2 semanas mas, é importante referir que só temos ganhos consideráveis de massa muscular a partir de algumas sessões periódicas, realizadas de forma intensiva e com um plano alimentar adequado.
Em suma, é importante conseguir conciliar o treino (seja ele realizado de forma passiva através da eletroestimulação ou com movimentos ativos) com uma alimentação adequada e estilo de vida saudável.
Vai adorar ver o seu corpo novamente mais tonificado.